ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO COLÉGIO

 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

TURNO DA MANHÃ

SEGMENTO

DIA

HORÁRIO

Fundamental II

(6º ao 9º anos)

Linguagem Computacional

2ª a 6ª feira

Turma especial

07h às 11h30min

11h30min às 12h20min

 

ENSINO

MÉDIO

1º ano

4ª , 5ª e 6ª feira

07h às 12h20min

2ª feira

13h às 15h30min

2º ano

2ª , 3ª e 6ª feira

07h às 12h20min

5ª feira

13h às 15h30min

3º ano

3ª , 4ª e 6ª feira

07h às 12h20min

4ª feira

13h50min às 16h20min

 

TURNO DA TARDE

SEGMENTO

DIA

HORÁRIO

E.F ANOS INICIAIS

(1º ao 5º anos)

2ª a 6ª feira

13h às 17h30min

EDUCAÇÃO INFANTIL

2ª a 6ª feira

13h às 17h20min

Atenção quanto ao horário de início e término das aulas.

Os portões serão abertos no período da manhã às 06h45min e a primeira aula terá início pontualmente às 07h.

De acordo com o contrato, o Colégio se exime de qualquer reponsabilidade, seja cível e/ou criminal, decorrente da permanência de alunos dentro de suas dependências, no período posterior ao fim da jornada de estudo, salvo a tolerância máxima de 15(quinze)minutos.

UNIFORME ESCOLAR

Permanece modelo padrão do Colégio Berlaar, sendo facultativo o uso da calça jeans, para o turno da manhã.

O uso do uniforme é obrigatório em todas as atividades do Colégio, como: recuperação, simulados, avaliações, segunda chamada, reforço, monitorias, excursões, etc.

AMBIENTE ESCOLAR

O Colégio Berlaar não se responsabilizará por eventuais perdas e danos de bens e, ou objetos, em suas dependências ou proximidades. Todo e qualquer dano físico e material causado intencionalmente pelo educando, deverá ser ressarcido pelo pai ou responsável.

É assegurado o direito da imagem do/a educando/a, para fins publicitários do colégio em mídias diversas, inclusivo no caso de monitoramento, dentro e fora das salas de aula.

Em consonância com as normas legais, qualquer medicamento somente será administrado mediante orientação por escrito da família e receita médica.

Em situações de emergência, a família será avisada, portanto deverá manter sempre atualizados o endereço e telefones.

REGULAMENTO GERAL DO EDUCANDO

DIREITOS

I. Ter garantia de que a escola cumpra sua função, ofertando ensino de qualidade, ministrado por profissionais habilitados para o exercício de sua função;

II. Ser respeitado na sua condição de ser humano e não sofrer qualquer forma de discriminação, em decorrências de diferenças físicas,  étnicas, credo, sexo, ideologia, preferências político-partidárias ou quaisquer outras;

III. Ser informado do sistema de avaliação da unidade educativa;

IV. Requerer, através de seu responsável, prova de segunda chamada, recuperação e revisão de provas, dentro do prazo de 48 horas a partir da divulgação das mesmas, observando o previsto no regimento;

V. Ser valorizado em sua individualidade sem comparações nem preferências, pelos diretores, professores, funcionários e colegas;

VI. Utilizar as instalações, dependências e recursos materiais da unidade educativa, mediante prévia autorização de quem de direito;

VII. Ser orientado em suas dificuldades.

DEVERES

I. Permanecer dentro de sua sala, saindo apenas na hora do recreio e ao final da aula;

II. Utilizar os banheiros preferencialmente  no horário de recreio, caso seja necessário utilizá-lo durante o horário de aulas solicite ao professor seu crachá;

III . Entregar pontualmente suas tarefas;

IV. Manter uma boa disciplina dentro e fora da sala de aula;

V.  Celulares e/ou aparelhos eletrônicos deverão permanecer desligados e dentro da mochila;

VI. Usar uniforme em todas as atividades escolares;

VII. Conservar sua carteira sempre limpa;

VIII. Cuidar de todos os ambientes escolares( salas de aula, banheiro, pátios, etc)  mantendo-os limpos;

IX.  Não trazer nenhum objeto cortante para a escola;

X.  Utilizar apenas o andar térreo no horário do recreio, não será permitido a permanência de alunos dentro de salas de aula, escadas ou corredores do andar superior;

XI. Não chupar chicletes e/ou balas durante as aulas;

XII. Não namorar nas dependências da escola;

XIII. Identificar todos seus materiais escolares;

XIV.  Ser pontual. O horário de início das aulas deverá ser respeitado tanto para o turno da manhã quanto para o turno da tarde. Os 10 minutos de tolerância deverão ser usados apenas para imprevistos.

MEDIDAS EDUCATIVAS

O não cumprimento dos deveres e obrigações estabelecidas por leis e normas regimentais do Colégio serão resolvidos por meio do  aconselhamento e diálogo, seguindo orientações dos Atos Comportamentais, previstos em nosso regimento.

COMPROMISSO FAMÍLIA/ESCOLA

A família responsabiliza-se por acompanhar as tarefas e trabalhos para casa, bem como as circulares enviadas pelo Colégio, em acessar o boletim e avisos online, adquirir todo o material exigido e a fazer com que o educando/a respeite o Regimento interno, o calendário escolar e os horários fixados pelo Colégio, assumindo total responsabilidade pelas consequências advindas do descumprimento dessas obrigações.

O desempenho escolar do aluno será divulgado no site do Colégio e deverá ser acessado por meio de login e senha do responsável.

O atendimento aos pais fora do plantão deverá  ser previamente agendado.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E CONDIÇÕES DE PROMOÇÃO

O resultado da avaliação será expresso por pontos cumulativos de 04(quatro) etapas letivas, distribuídos entre conhecimentos e habilidades (trabalhos, avaliações, tarefas, simulados, apresentações) e atitudes.

 

ETAPA
LETIVA

CONHECIMENTOS
E HABILIDADES

ATITUDES

TOTAL
DE PONTOS

MÉDIA

22

3

25

15

22

                      3

25

15

22

3

25

15

4ª

22

3

25

15

Total

88

12

100

60

O educando será promovido se obtiver aproveitamento igual ou superior a 60% da média anula. Caso não consiga atingir a média prevista, será concedida ao estudante a oportunidade de fazer:

Recuperação Paralela:  Ao longo do ano letivo com foco no conteúdo, sem alteração de nota.

Recuperação Semestral: Ao final do 2º bimestre para os alunos que obtiverem média inferior a 30 pontos nos dois primeiros bimestres. O aluno fará uma prova no valor de 36 pontos, o resultado obtido será somado às notas de trabalhos e atitudes  e, não deverá ser superior a 30 pontos.

Recuperação Final:  Se o aproveitamento for inferior a 60% e igual ou superior a 40% do total anual em até 03 (três) disciplinas, ao final do ano letivo.  O resultado será a média obtida pela soma dos pontos da Recuperação Final (Avaliação no valor 70% e Trabalho no valor de 30%) e dos pontos acumulados durante o ano letivo, devendo atingir 60%.

Atitudes:  A avaliação de atitude terá como referência os seguintes critérios: cumprimento de tarefas dentro e fora de sala de aula, participação, respeito, pontualidade, disciplina.

Segunda chamada:  Terão direito à prova de segunda chamada todos os alunos que necessitarem se ausentar pelos seguintes motivos:  Luto na família, consulta médica ou alistamento militar. Situações adversas justificáveis serão resolvidas pela Diretoria. Essas provas serão aplicadas em datas pré-fixadas mediante entrega de requerimento e pagamento do custo adicional de R$ 20,00.

PLANTÃO DE ATENDIMENTO

DIA

HORÁRIO

16/05

08h às 11h

29/08

08h às 11h

USO DA BIBLIOTECA

Será concedido o empréstimo de um livro de cada vez, com prazo de sete dias para a devolução. No caso de atraso, será cobrada uma multa diária no valor de R$ 1,00 (um real), incluindo finais de semana, recessos e feriados.

Se houver perda ou dano, o/a leitor/a deverá repor o livro por um exemplar igual e será concedido um prazo de 10 (dez) dias.

METAS /2020

     ü  Aprimorar tecnologia e educação na interação escola-família;

ü  Conscientizar o aluno para a otimização do estudo contínuo;

ü  Consolidar as ações sociais através do voluntariado;

ü  Intensificar estudos para promover ações inclusivas conscientes;

ü  Desenvolver projetos que vivenciem a prática da cidadania.

ü  Promover ações que estimulem a prática do respeito e da empatia.