O Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, antes Ginásio “São Francisco” – Departamento Feminino, foi fundado no dia 07 de março de 1942. É uma unidade da Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria de Berlaar – Bélgica.

Foi fundado por Madre Blandina e Frei Zacarias. O primeiro Diretor foi Frei Concórdio. A mudança do nome para Colégio Sagrado Coração de Maria se deu quando os Freis Franciscanos deixaram o Colégio São Francisco – Departamento Masculino, hoje Escola Estadual Fernando Otávio.

Rede Berlaar de Educação: Para fortalecer a ação educativa a Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Maria (Província Brasileira – CISACOM), criou, no ano de 2003, uma rede de Educação com o nome REDE BERLAAR DE EDUCAÇÃO.

Todas as escolas mantidas pela congregação têm, em seu nome, conforme consta no seu Estatuto a denominação BERLAAR, cidade belga, berço da Mantenedora.

Assim, o COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA, passou a ser conhecido e reconhecido no dia 03/06/2004, mediante a autorização dos órgãos competentes como: COLÉGIO BERLAAR SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA. Hoje somos uma Rede, com identidade BERLAAR, que busca integrar as ações escolares e sociais para o fortalecimento do NOSSO JEITO DE SER, AGIR E FAZER EDUCAÇÃO.

Missão do CBSCM

A Missão da Rede Berlaar de Educação é promover uma educação humanista, à luz do Evangelho, a qual contribui  para a formação de pessoas participativas, empreendedoras, responsáveis, protagonistas, solidárias, fraternas e cidadãs.

 

 

FIQUE ATENTO

  • Ao calendário e cronograma escolar;
  • Ao sistema de avaliação e recuperação;
  • Às atividades extraclasses;
  • Aos valores priorizados pelo CBSCM

NOSSAS CRENÇAS E VALORES

A Rede Berlaar de Educação se compromete permanentemente com os valores essenciais em comum ação priorizando uma educação com: 

I. AMOR: oportunizar  atitudes de alegria, acolhida, amizade, afeição, abertura ao outro, bondade, convivência, harmonia e respeito aos limites e às diferenças; (valor religioso)

II. FRATERNIDADE: educar para uma ação humana, dialogal, participativa e solidária;

III. JUSTIÇA: educar com senso de equidade, ética, honestidade e respeito à dignidade dos direitos humanos; (valor politico)

IV. VERDADE: educar com autenticidade, coerência, lealdade, respeito e transparência; (valor ético)

V. ESPIRITUALIDADE: educar com altruísmo, empatia, partilha, comunhão, testemunho, respeito pelo outro vivenciando a fé, na simplicidade, a exemplo de Maria.